terça-feira, 11 de novembro de 2014

__________________________________


distinção entre os solos calcários
e os solos graníticos,
nos solos calcários
a água infiltra-se,
nos solos graníticos a água fica
retida à superfície,
o acesso a ela é mais fácil.

a geologia tem consequências
sobre
os comportamentos.
a geografia, explicativa,
determina-te a matéria
prima.
deixo água infiltrar-se.
absorvo-a.
eu, terra, fico mole.
sou terra e fico mole.
amolgada
molhada por ti,
água flutua entre grãos de solo,
areia,
terras.
quando cheira a terra
molhada
é sinal
da minha permeabilidade,
namorada em profundidade,
estou.
sozinha em humidade,
fico,
beijada mas não amada.
empapada em ti, até secar.
não deixo que seque.
faço-me beijar
outra e outra vez
para fingir amada.

réstia de esperança que venhas a encharcar-me
por vontade própria
vontade só tua
(quer dizer, vontade sempre minha também, mas a vontade tua ser mesmo tua e não inventada por mim)

mas não é falso,
dizes,
mas não é espontâneo,
respondo eu.
recapitulo a conversa
e falo comigo própria,
pergunto e riposto,
indignada ao citar-te.

porque é amor
e devia ser leve
mas eu não sei como
compor leveza.

compõe tu,
faz esforço,
"faz um show pra mim",
dá amor em vez de casacos,
em vez de chocolates,
eu quero samba e amor,
repito-me,
já irritada,
perturbada
por tanta água
por tanta emoção
grande em tamanho
e em peso
e em custo.
demasiada para mim.